Mídias é um vasto e complexo sistema de expressão, de comunicação e de veiculação da informação, através do rádio, TV, jornal, internet, câmeras fotográficas e etc.
A mídia, seja qual for, tem papel fundamental no desenvolvimento de um povo e, por conseguinte, da humanidade, principalmente em função da socialização da informação, da democratização do conhecimento e do direcionamento psicossocial.
Sem dúvida alguma, esses instrumentos dentre outros, como o vídeo apesar de não fazer parte das novas mídias são importantes para o professor e para uma melhor visualização dos tópicos trabalhados pelo professor. O uso de artefatos tecnológicos desde o mais atual ao mais antigo como vídeo, o DVD, TV despertam o interesse dos alunos dependendo da forma como sejam explorados.
Vi acontecer uma empolgação no ano letivo de 2006 na Escola Moisés Bento da Silva quando os alunos do 1º ano do Ensino Médio, sob a orientação do grupo de professores em ação, supervisionado pela professora Francisca Alves de Medeiros trabalharam na elaboração de vídeos com um tema desenvolvido num projeto interdisciplinar “ O folclore da minha terra” o que despertou grande interesse por parte dos alunos pelo fato de sentirem-se protagonistas, autores e atores ao retratar as características, costumes, variedades lingüísticas, sotaques regionais, e ainda desenvolveram uma linguagem poética do gênero textual em estudo. A motivação também aflorou a partir do manuseio pelos próprios alunos do uso das mídias, como: filmadora, câmera fotográfica, aparelho de som, etc.
Com esse trabalho, foi possível explorar a pesquisa, a leitura, o companheirismo no trabalho de montagem do vídeo além de outros pontos importantes como a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar usando as mídias da escola. Essas são idéias simples, mas que nos permitem refletir sobre a necessidade de ter em mente que não basta sabermos apenas apertar botões, teclas, manusear instrumentos de última geração. É necessário que saibamos o porquê de fazermos uso de tais instrumentos, além de compreendermos que é importante saber como estes instrumentos foram criados, de que maneira foram pensados e como funcionam.
Como professora de Língua Portuguesa, acredito que as mídias são uma ferramenta importante no desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos alunos e inclusive na sua sociointeração. O que não se pode, é achar que, em pleno século XXI, em que as necessidades de informação mudam tão rapidamente o professor possa exercer bem o seu papel sem se atualizar em termos de conhecimento de mundo e conhecimentos pedagógicos. E, mais uma vez, são necessários familiarização com os recursos midiáticos e não somente boa vontade.
O uso da internet é o meio mais simples de “pular o muro da escola” ou de “ abrir a porta da sala de aula”, no entanto a escola precisa alertar os alunos para os riscos da internet livre. Os jovens vão se comunicando com as mais variadas pessoas e nem imaginam os riscos que correm, Cabe a escola orientá-los sobre como devem se comportar na rede, que tipos de informação jamais oferecer, conhecer os mecanismos de busca de informações seguras e refletir sobre o modo como interagem entre si na Web. Segundo Perrenoud (2000) a inserção da tecnologia tem um significado muito mais amplo do que saber usar o computador. Ele diz: "Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação,a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação. (Perrenoud, 2000, p. 128)"
Bringel, muito interessante este texto. A escola presisa urgentemente valorizar as mídias existentes no seu contexto e abrir novos horizantes para a busca de uma aprendizagem mais significativa. Parabéns pelo seu Blog.
ResponderExcluirUm abraço,
Marlonio.